Se você tem dúvidas de que seu processo de recrutamento e seleção é amigável para os candidatos, esse texto é para você!

A forma como o processo de recrutamento e seleção é aplicado determina qual a impressão que os candidatos terão da empresa. Quanto mais complexo, difícil e impessoal, mais provável que ocorram desistências na primeira tentativa de aplicação.

Saber o que os candidatos desejam e corresponder às suas expectativas garante processos mais objetivos e maior número de interessados nas vagas. Afinal, o desafio também está em reter o talento que irá contribuir para o desenvolvimento da sua empresa.

Como todo primeiro contato acontece através de um formulário de inscrição, é a partir desse ponto que você deve repensar o processo de recrutamento e seleção:

Quanto tempo leva para o candidato preencher um formulário?

Processo de recrutamento e seleção com formulários de aplicação que duram mais de 30 minutos e com perguntas sem objetividade… Iiiiih, isso é a receita perfeita para afastar um candidato.

Repense as perguntas que são feitas e o tempo para respondê-las. Os candidatos não querem passar horas preenchendo aplicações. E se houver fases online de provas e testes, quanto tempo irá durar cada uma delas? Pense nisso.

Os candidatos querem compartilhar suas experiências

O propósito das aplicações é conhecer os candidatos e permitir que eles compartilhem seus conhecimentos e experiências. Formulários sem perguntas objetivas, além de não permitirem que os interessados expliquem como podem contribuir para a empresa, ainda contribuem para que ocorram desistências antes mesmo de concluir o processo de recrutamento e seleção.

Lembre-se, embora seja uma fase inicial, a aplicação é uma forma de comunicação com os candidatos. Não perca a oportunidade de conhece-los melhor.

processo de recrutamento

Formulários longos, etapas complexas e falta de objetividade afastam os melhores candidatos

Comunicação durante o processo de recrutamento e seleção

Talvez a comunicação fique apenas para a fase final de entrevista com o recrutador, mas considere a possibilidade de manter um canal aberto de relacionamento com os candidatos.

Ao longo do processo de recrutamento e seleção, eles desejam um contato mais humano que lhes permita tirar dúvidas, receber status sobre a sua posição e dar feedback sobre o andamento das fases.

Ferramentas de videoconferência especializadas permitem fortalecer esse canal de relacionamento. Com a videoconferência, o recrutador tem um meio eficiente para conversar com eles e ainda atribuir informações aos seus relatórios.


Entrevistas por videoconferência no processo de recrutamento e seleção

Os longos formulários não são os únicos vilões que afastam talentos. Locais de entrevistas distantes, difíceis de chegar e que exigem muitas horas do dia para movimentação também são pontos negativos.

Melhorar a comunicação com videoconferência diminui a distância não apenas física entre os candidatos e a empresa. Entrevistas por videoconferência são a solução para:

  • Reduzir o estresse do candidato com movimentação e muitas vezes, viagens;
  • Reduzir gastos para receber o candidato na sede ou no local de entrevista;
  • Reduzir gastos do candidato com transporte;
  • Agilizar o tempo e obter mais disponibilidade do candidato para participar de entrevistas, conversas, testes e até dinâmicas com videoconferência.

Processo de recrutamento e seleção com foco no candidato

Quando o candidato se vê como o foco durante o processo de recrutamento e seleção, ou seja, é ouvido, tem espaço para mostrar suas habilidades, é natural que fique mais à vontade e mais comprometido com a empresa.

Eles desejam ser ouvidos, ter suas habilidades validadas e também querem saber quais pontos precisam melhorar. Essas ações possibilitam melhor avaliação do candidato, já que o processo é simplificado e mais humano.

Torne a comunicação uma troca de significado para candidatos e recrutadores

O processo de recrutamento e seleção chegou ao fim. Ao longo de cada fase, foi possível conversar com os candidatos por videoconferência, entender suas experiências e avaliar seu perfil dentro da empresa.

Quando você considera todo o percurso trilhado, o que foi possível aprender com as entrevistas e testes?

Quando a comunicação é uma troca de significado, a empresa:

  • Detecta e analisa as falhas no processo de recrutamento e seleção;
  • Desenvolve processos cada vez mais dinâmicos e inovadores para os candidatos;
  • Pontua de forma mais cuidadosa os erros e acertos dos candidatos, mesmo para aqueles que não foram escolhidos;
  • Causa impressão positiva nos candidatos que irão recomendar a empresa para outras pessoas;
  • Reduz custos e estresse para ambas as partes;
  • Garante permanência dos talentos do começo ao fim do processo.

Da mesma forma, os candidatos:

  • Criam identificação com os valores da empresa, já que toda a condução do processo de recrutamento e seleção também está em análise por eles;
  • Sentem-se mais confiantes para conversar sobre o processo
  • Sentem suas habilidades respeitadas;
  • Participam de todas as fases e demonstram mais disposição em cada uma delas;
  • Contribuem para o aperfeiçoamento do processo de recrutamento e seleção.

Como você pode ver, a empresa também se beneficia ao considerar o que os candidatos desejam no processo de recrutamento e seleção. E ao incluir videoconferência para criar proximidade, mais talentos serão alcançados para preencher as vagas!