Como contratar freelancer e administrar suas entregas

Não se preocupe mais em como contratar freelancer: você terá um novo nível de eficiência com esse guia!

Saber como contratar freelancer é um diferencial para a empresa ter sucesso na realização de  suas atividades. Porém, dois problemas em especial que são causa de muita dor de cabeça serão evitados: falta de comunicação na contratação e durante o serviço.

Falta de comunicação soa familiar?

Se internamente a comunicação é um detalhe que atrapalha o desenvolvimento de projetos, imagine quando o profissional está fora da empresa… A preocupação com alinhamento de expectativas deve ser ainda maior.

Use esse guia de como contratar freelancer para refletir sobre como você tem realizado contratações. E, assim, mude as suas estratégias.

como contratar freelancer

Neste conteúdo, você terá um passo a passo para gestão de freelancers: desde o anúncio da vaga até a administração de resultados

Passo 1: Pense no que a empresa precisa – e com calma

Antes de divulgar uma vaga ou solicitar diretamente o trabalho de um profissional, pense no que a empresa precisa. Tenha calma para fazer isso.

Se a descrição for algo geral e que não deixa claro o que é mais essencial na atuação daquele profissional, você não terá bons resultados. Imagine um entregador solicitado para buscar e levar duas encomendas. Porém, ninguém explicou a ele que teria de fazer duas viagens longas de 2 horas de ida e volta. Percebe como contratar freelancer depende completamente de uma boa comunicação?

Passo 2: Divulgue a vaga ou serviço no lugar certo

Como contratar freelancer sem divulgar as necessidades da empresa?! Para conquistar o profissional ideal, escolha entre usar as mídias sociais, sites de talentos e uma página (ou campo) no site da própria empresa.

Outra opção é pedir indicações e conversar diretamente com o freelancer. Assim, fica mais fácil de fazer uma proposta.

Atenção: Um método não é melhor do que o outro! Depende do que é mais prático e dinâmico para sua empresa.

Passo 3: Faça entrevistas à distância para economizar tempo

Depois que você encontrou o profissional para o trabalho, faça entrevista com áudio, vídeo ou webconferência. Saber como contratar freelancer depende da comunicação em cada etapa do contato.

As ferramentas de conferência à distância permitem avaliar os candidatos. Além de, claro, o entendimento sobre a vaga, a cultura da empresa e outros detalhes.

Veja mais vantagens de se fazer entrevistas remotas:

  • Praticidade para realizar várias entrevistas: você pode conversar com mais de um freelancer e fazer a melhor escolha. Isso pode ser feito individualmente ou coletivamente, como uma dinâmica;
  • Otimiza o tempo: não é preciso agendar reuniões presenciais para só então descobrir que o profissional não tem o perfil. Assim, não é preciso alugar espaço, fazer um coffee-break, entre outros detalhes. Faça essa avaliação de onde você e o freelancer estiverem;
  • Aumenta o alcance: o profissional terá seu trabalho exclusivamente fora da empresa? Então a maior parte da comunicação será feita com ferramenta de conferência à distância. Ela será usada não somente para entrevistas, mas também para reuniões, alinhamentos e acompanhamento das tarefas após a contratação.

Passo 4: Redija o contrato de prestação de serviços – não se esqueça da Reforma

Mesmo que tudo tenha sido conversado, o contrato ainda é uma segurança para respeitar os direitos e deveres da empresa e freelancer.

Tudo o que foi combinado, como tipo de serviço, em qual circunstância, em qual lugar, por tal período e por tal valor deve ser registrado em contrato. Vale lembrar que, desde novembro de 2017, a Reforma Trabalhista já está em vigor e trouxe mudanças à relação de freelancers e empresas.

Passo 5: Escolha a ferramenta à distância oficial

Como falamos, manter-se em constante contato com o prestador de serviço exige ferramenta de conferência à distância. Você se lembra de que a comunicação é essencial?

Aposto que você quer ter certeza de que todas as entregas foram feitas pelo freelancer. Além de, claro, que o profissional está satisfeito com o trabalho proposto. Assim como deseja resolver questões e evitar crises.

Para isso, veja qual ferramenta mais se adapta às suas necessidades:

  • Audioconferência: quando a facilidade de usar qualquer tipo de telefone para uma comunicação rápida e eficiente é o necessário. A audioconferência é, então, perfeita para isso!
  • Videoconferência: ideal caso a empresa preferir reuniões à distância com vídeo de alta qualidade via Internet e dispositivos móveis. A conversa visual é mantida, é possível ver seu candidato a freelancer. Ainda, não é preciso ficar preso apenas ao computador para realizar a entrevista e reuniões.
  • Webconferência: esta ferramenta de conferência à distância oferece recursos de apresentações de slides e documentos. Ou seja, perfeita para apresentação de resultados! Além de que tudo pode ser feito através de computador com webcam ou de dispositivos móveis.

Como você pode ver, o tipo de atividade e reuniões que deseja realizar determinam a ferramenta que a empresa irá preferir.


Passo 6: Mantenha contato

Beleza, sua empresa escolheu áudio, web ou videoconferência! Mas o sucesso de como contratar freelancer não termina por aí. Se você não usar essas ferramentas na rotina do trabalho, nunca estará em dia com a comunicação.

Por mais autonomia que o freelancer tenha, mantenha contato. Quanto mais você souber como anda o desenvolvimento do trabalho e identificar com antecedência alguma questão que pode virar problema, melhor.

Ao saber como contratar freelancer, você evita desencontros entre o que a empresa espera e o que recebe. Áudio, web e videoconferência darão o auxílio desejado para obter uma comunicação mais eficiente.

Conte com o ConferenciaCorp para implementar estas ferramentas agora mesmo! Além disso, você terá 4 dias grátis para testá-las. Melhore sua comunicação e aprimore seus resultados!