Seu relacionamento com o chefe vai mal? Então veja algumas coisas que você deveria saber para se relacionar melhor com ele!

Algumas pessoas simplesmente se assustam quando o assunto é exatamente esse e não deveria ser assim. Como lidar com a pessoa a quem você deve responder a todo instante sem causar embaraços para ambas as partes?

O estresse que esse tipo de relação causa pode minar qualquer possibilidade de conversa. Uma das complicações mais comuns é ver o chefe como inimigo e esse é um erro que com certeza termina em fatalidade não só de projetos, mas também de colaborações e o principal: de comunicação – o meio pelo qual se sustenta um negócio.

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É preciso assumir atitudes para evitar que o relacionamento com o chefe seja desagradável ou um problema para o andamento de qualquer tipo de empreendimento. E assim, mais importante do que esperar que a outra pessoa mude, sua forma positiva de agir naturalmente conduzirá o ambiente de trabalho para o sucesso.

Mas como agir na prática? Veja que esses sete pontos simples vão fazer toda a diferença na sua atuação profissional:

  1. Será que falamos a mesma língua?

Embora seja a premissa de qualquer ambiente profissional, muitas vezes ao longo do tempo, descobre-se que os valores não são os mesmos e a frustração é o fim da confiança na relação do chefe com o seu funcionário.

Por isso, para um bom relacionamento com o chefe é imprescindível que você entenda a missão e a proposta da empresa e, portanto, não tenha dificuldades em desempenhar as suas atividades.

Abraçar a proposta da empresa como uma causa própria torna o trabalho muito mais efetivo. A conversa, a intenção e os objetivos são os mesmos e os resultados são mais concretos do que simplesmente fazer o trabalho porque tem que fazê-lo.

E, com certeza, seu chefe irá agradecer por tê-lo na equipe: uma pessoa que está ali para acrescentar e somar no dia a dia da empresa.

  1. Veja o chefe como aliado ou mesmo um parceiro

Por se tratar de relações humanas, as emoções sempre estarão presentes e este é um grande desafio, uma vez que dependendo do tipo de ambiente de trabalho, as pessoas criam relações de confiança ou de conflitos.

O chefe pode ser amigável ou mais reservado. Realmente pode haver uma amizade fora do escritório, mas o que deve prevalecer na tomada de decisões é o profissionalismo acima de tudo.

Se você consegue separar as questões pessoais quando está no trabalho, a chance de ter problemas de entendimento é mínima.  E a parceria gera o pensamento de que o objetivo é o mesmo e a colaboração será mútua.

E lembre-se: não há nada de errado na amizade com o chefe, que é algo comum e ajuda na hora da confiança. Contudo, uma vez dentro do escritório, a linguagem tem que ser profissional.

  1. Honestidade como ferramenta de colaboração

A omissão deveria ser considerada um pecado. No relacionamento com o chefe, muitas vezes o medo acaba impedindo que certas verdades sejam pontuadas a fim de evitar problemas futuros.

Ser aberto e honesto ao abordar a realidade de situações específicas é um ato de coragem e também uma atitude de quem sabe que ignorar fatos para não perturbar a dinâmica com o chefe e equipe, pode trazer problemas muitas vezes irreparáveis.

Imagine uma reunião colaborativa em que um membro da equipe usa eufemismos para atenuar questões críticas e você sabe que isso não contribuirá para a realização do projeto.

Nesta condição, aceitar tudo menos a verdade é omitir que existe um problema e isso enfraquece o elo de confiança com o chefe e prejudica o seu desempenho profissional.

  1. Atitude positiva que gera valor comunicativo

Todo chefe espera que além de honestas, as pessoas a sua volta tenham atitudes saudáveis que melhorem as relações de trabalho. E ainda, que personalidades diferentes não entrem em conflitos.

Nessa perspectiva, três são as características essenciais que se espera desse profissional:

  • Valorizar os pontos fortes dos outros ao invés de apontar defeitos;
  • Não se impor, mudar a própria postura diante de pessoas difíceis, conseguindo assim abertura para falar o que precisa;
  • Ser humilde e ter embasamento para justificar seu ponto de vista.

A comunicação é alinhada e sem ruídos. E mesmo que surjam contratempos, a contribuição é sempre positiva, porque as atitudes estão de acordo com o pensamento de que para gerar valor, é preciso deixar questões pessoais de lado.

Por exemplo, não importa se o gostar é mútuo, desde que o profissionalismo impere no relacionamento com o chefe. Só assim haverá confiança mútua.

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  1. Iniciativa para fazer a diferença mesmo nas pequenas coisas

Um dos pontos que causa grande parte das dificuldades de relacionamento é a falta de proatividade e iniciativa ao desempenhar uma função. Não basta ter o conhecimento específico, é preciso ter o espírito de atuar sem precisar receber um sinal de comando a todo instante.

Se você é uma pessoa proativa, sabe que muitas vezes não ter o chefe presente significa se responsabilizar e tomar as rédeas das decisões. E é nessa hora crucial que essas atitudes fazem toda a diferença:

  • Procure perspectivas diversificadas, formas alternativas de pensar e de pontos de vista para contribuir com novas ideias e soluções;
  • Adaptação rápida às novas situações e prontidão na gestão de mudanças produtivas em curso;
  • As opiniões e contribuições de outros membros do grupo são levadas em conta e você pondera antes de decidir, principalmente se as opiniões divergirem da sua;
  • Se há algo em sua competência que possa ser feito, procure fazê-lo sem falta;
  • E não hesite, seu chefe está contando com você.

As condições favoráveis podem mudar rapidamente e estar aberto para as transformações no caminho é uma forma de ter um relacionamento com o chefe, embasado na confiança de que, independente do que aconteça, ele vai saber que pode contar com você.

  1. Use as ferramentas disponíveis a seu favor

Conheça bem as ferramentas usadas na comunicação com o chefe e demais colaboradores. É importante dominar e mais, aprimorar os meios que você usa no dia a dia. Já parou para pensar que a falta de domínio dessas ferramentas pode atrapalhar o desempenho da sua função?

Imagine não conseguir passar uma simples ligação de um cliente importante ou não saber mais do que o básico dos programas usados no computador. Em algum momento, o seu conhecimento será pouco ou ineficiente e você terá que ultrapassar esse limite.

Que sejam as redes sociais, emails, serviços de audioconferência, aplicativos e os mais variados programas e ferramentas de comunicação, com a evolução da tecnologia – e por que não, revolução? – é obrigatório que você saiba como usar tudo o que está a sua disposição para tornar a comunicação eficiente e com resultados visíveis.

Na próxima vez que pensar em ignorar aquele programa de uso comum a todos apenas porque ainda não sabe usá-lo, lembre-se: é melhor dominá-lo agora do que esperar uma situação surgir para ter que aprender de qualquer jeito. E sempre é tempo de descobrir meios melhores de fazer comunicação, a tecnologia está aí para ajudar!

  1. Você está pronto para ser dinâmico?

Quando tudo vai muito bem, surge a falsa sensação de que não há com o que se preocupar. Não se engane: os pontos a serem melhorados não parecem visíveis.

Só é possível saber o quanto está pronto para ser dinâmico em momentos de crise, quando é necessário pensar e agir. Uma comunicação eficiente funciona a partir do momento em que a sua postura é a de encontrar a melhor resolução sem entrar em desespero.

O chefe espera que seu funcionário tenha condições de ser participativo e que venha com soluções. Ser dinâmico significa colocar em prática tudo o que você foi treinado em momentos normais para fazer nas horas cruciais:

  • Olhar para os problemas de todos os ângulos;
  • Ouvir é uma parte extremamente importante da comunicação eficiente e falar também, o chefe espera que você tenha contribuições a fazer;
  • E não tenha medo de fazer perguntas, a sua dúvida pode ser a de todos. É melhor perguntar do que cometer erros bobos;
  • Senso de compromisso e liderança: apropriar-se de seu papel na equipe com a certeza de que sua voz é ouvida e entendida;
  • É sempre melhor o excesso em comunicar do que pecar pela falta de comunicação.
  • Se houve um erro ou uma falha de comunicação, esclareça-o imediatamente. Não deixe que o problema se prolongue;
  • Aprenda coisas novas e busque serviços ou ferramentas que possam aperfeiçoar o seu trabalho;
  • Aja com o pensamento de que sempre é possível ser um profissional melhor e então o chefe vai sentir que você valoriza a sua posição e está pronto para novos desafios.

Não se esqueça, ser uma pessoa dinâmica também significa olhar para o relacionamento com o chefe de forma honesta.

Como disse a psicóloga Rose N. Franzblau em sua coluna de conselhos no New York Post de 1966: “Honestidade sem compaixão e compreensão não é honestidade, é hostilidade sutil.”

Ou seja, o seu senso de compromisso é o que vai definir a sua ação em cada um desses sete pontos. Você está preparado?