Você já se perguntou quais as melhores maneiras de fazer treinamento à distância? Confira as dicas a seguir
Investir em treinamento à distância faz parte da realidade das empresas do Brasil. As mudanças que ocorrem no cenário econômico, político e social atreladas às novas tecnologias exigem capacidade de renovação rápida e flexível. A pesquisa O Retrato do Treinamento do Brasil de 2014, realizada em conjunto pela associação sem fins lucrativos ABTD, pela MOT empresa de soluções em Treinamento e Desenvolvimento e a Revista T&D Inteligência Corporativa, revela crescimento de 9% nos investimentos de Treinamento e Desenvolvimento em relação ao ano anterior.
Entre as tendências usadas como parâmetro, as tecnologias mudaram diretamente a forma de fazer treinamentos. As 193 organizações participantes revelaram que 21% do investimento anual em T&D utiliza algum recurso tecnológico e 16% usa modelos de treinamento remoto, à distância, assíncrono (de acordo com a disponibilidade do funcionário), com apoio de satélite, videoconferência ou audioconferência.
Esses dados são importantes para mostrar como a realidade pede adaptação para continuar crescendo. A própria forma de realizar treinamentos sai dos modelos tradicionais. Para criar engajamento e produtividade, o tempo, o espaço e até mesmo a mobilidade e a velocidade trazidos pelas novas tecnologias são vantagens.
Como garantir treinamentos à distância que gerem resultado, aconteçam no prazo e ainda sejam econômicos?
1. Faça contratações inteligentes
Por mais que o conceito de trabalhar “remoto” pareça simples e atraente, se o profissional contratado não tiver experiência nesse modelo de trabalho, o que se tornaria dinâmico e econômico pode sair caro para o empregador. Profissionais que possuem comprometimento com o trabalho e que não precisam ser orientados constantemente são o perfil ideal para as empresas que querem continuar crescendo.
Flexibilidade é a palavra que acompanha todos os aspectos da relação com um colaborador fora da empresa. Ser capaz de usar as tecnologias necessárias para tornar o trabalho mais eficiente e rápido, cumprir prazos e estabelecer uma rotina com a empresa são algumas das competências necessárias para que o trabalho remoto funcione.
E por ser experiente em trabalhar remoto, naturalmente o profissional irá valorizar os treinamentos à distância e aproveitará ao máximo os conhecimentos oferecidos.
2. Ofereça ferramentas para dar qualidade ao trabalho
Um bom trabalho pode ser melhor com as ferramentas certas. As empresas que aderiram ao treinamento à distância sabem da importância de usar a tecnologia a favor do conhecimento. Mesmo que as opções sejam muitas, quando se fala em treinar pessoas, independente da localização, de forma rápida, eficiente, econômica, dinâmica e segura, não é preciso procurar muito.
O ConferenciaCorp tem os serviços de colaboração certos, desenvolvidos especialmente para o mercado corporativo:
Áudio ConferenciaCorp
Este é o serviço de conferência por áudio que vai além da ligação comum. Com a facilidade de uma sala de conferência virtual, senhas de acesso e um número de telefone, as empresas têm por meio de qualquer telefone, a capacidade de conversar com um grande número de pessoas. Com um sistema de moderadores e Interface de Controle Web criados para garantir segurança e organização, os treinamentos à distância são dinâmicos porque os recursos da audioconferência tornam a experiência real. O áudio de alta qualidade faz parecer que os participantes estão na mesma sala.
As opções de audioconferência se adequam ao tipo de treinamento escolhido: se treinamentos constantes e até mesmo semanais; com sessão de perguntas e respostas; divulgação de resultados e relatórios; com apoio de atendentes bilíngues, transmissão via webcast e muito mais.
Web ConferenciaCorp
Os treinamentos à distância pela internet nunca mais serão os mesmos, isso porque aqui estão os melhores recursos reunidos em um único serviço. Pelo navegador, os participantes terão acesso a todas as apresentações do treinamento. Slides, chat e compartilhamento de tela são auxiliares do conhecimento. A audioconferência integrada ao serviço permite que os diálogos sejam pelo telefone comum ou pelo computador. A experiência já muito dinâmica e produtiva com a chamada por áudio, fica ainda mais completa com a videoconferência.
Webcast ConferenciaCorp
Já imaginou transmitir eventos ao vivo para milhares de pessoas ao mesmo tempo pela internet? O ConferenciaCorp já e por isso desenvolveu um serviço seguro para disseminar conhecimento. Muito simples, torna todo o processo rápido. Os participantes recebem o link da transmissão com acesso por identificação pessoal ou por senha. Perguntas podem ser feitas ao palestrante com o auxílio de moderadores. E mesmo depois, o evento gravado pode ser acessado com permissão dos idealizadores do evento. Claro que os recursos de slides, vídeo e áudio também fazem parte desse serviço. Integrar a audioconferência ao Webcasting é outra maneira de facilitar a dinâmica e interatividade dos participantes.
3. Use a tecnologia para alcançar suas metas
Como o cenário econômico afeta diretamente os negócios, cortes e redução de orçamentos podem atrapalhar o objetivo das empresas. Para resolver esse problema, já que o treinamento à distância é essencial para a saúde organizacional, usar as tecnologias disponíveis é a melhor estratégia.
Talvez esta seja a sua situação: a meta para 2015 é ampliar alguns cargos operacionais, e para uma empresa já grande, ampliar o lucro em 50% exige investimento na contratação de mais 300 funcionários. Mas como treinar todo esse pessoal sem pesar no orçamento? A resposta é apenas uma: tecnologia.
As ferramentas oferecidas são uma excelente maneira de driblar as dificuldades atreladas aos custos e à distância. Em vez de pagar caro por deslocamentos, locação de espaços, materiais, em muitos casos com tempo reduzido e a necessidade de agilidade para dar andamento a projetos, a tecnologia é a solução.
Todo o processo de contato com o colaborador desde a entrevista até a aplicação de testes e por fim o treinamento pode ser feito por webconferência, por exemplo. Além de interativo e de fácil acesso, essa forma permite alcançar as metas com mais propriedade. Veja que a mobilidade e a otimização do tempo favorecem a tomada das melhores decisões.
4. Redes sociais corporativas
O departamento de vendas é um dos que mais se beneficiam com esse tipo de ferramenta de compartilhamento. Muito mais do que trocar arquivos, elas proporcionam fazer gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), trocar ideias, informações relevantes de mercado, estratégias de vendas, fazer contatos no meio e muito mais.
O Chatter da Salesforce é uma dessas redes sociais que traz a possibilidade de criar um universo social totalmente corporativo. De qualquer lugar, pelo computador ou pelo celular, todos os funcionários da empresa se conectam com informações relevantes, especialistas, oportunidade de vendas e de fazer novos clientes.
Outro exemplo na mesma linha é o Yammer da Microsoft, uma rede social privada que conecta pessoas com a proposta de auxiliar na produtividade, networking e relacionamentos corporativos dos profissionais, tem funcionalidades muito parecidas com as do Twitter e Facebook e ajuda a gerenciar rotina.
5. Você já se preparou para a sua apresentação hoje?
Assim como as ferramentas são importantes para tornar um treinamento eficiente, prender a atenção dos participantes é essencial para que o interesse continue mesmo depois que a aprendizagem acabar. Isso porque uma pessoa motivada estará sempre aberta a adquirir novos conhecimentos, o que é essencial para a empresa continuar crescendo com pessoas qualificadas.
E para que a apresentação por videoconferência seja um sucesso, considere em primeiro lugar saber como usar os recursos da videoconferência. Pessoas bem preparadas dominam o assunto e a atenção dos treinandos. Use apresentações interativas e bem elaboradas, tenha um roteiro em mãos para não esquecer nenhum dado importante, use exemplos que façam parte da realidade dos ouvintes; lembre-se de sempre ser natural.