Você já teve uma entrevista online arruinada por falha de conexão com a internet? Esse é só um dos muitos problemas que serviços gratuitos são suscetíveis. Então veja por que é importante ter um serviço de webconferência corporativo e especializado.

É simples, mas muitas vezes passa despercebido o fato de que serviços gratuitos não significam necessariamente economia de tempo e dinheiro. Empresas que escolhem trocar o meio tradicional de seleção de pessoal pelo online, precisam ter alguns cuidados e é o profissional de recursos humanos, mais do que ninguém, quem sofre a pressão de colocar isso em prática.

Muitas empresas optam por trocar seleções presenciais ou grande parte delas por entrevistas online e Skype, Hangouts do Google ou  Viber são algumas das opções online gratuitas. É importante considerar que esses serviços não têm o mesmo desempenho de um serviço especializado. E em todos os casos é necessário baixar e instalar um software ou aplicativo.

Fazer entrevistas com webconferência exige ferramentas competentes. Por isso, acompanhe algumas dicas para evitar problemas e obter o máximo de resultados:

Não sacrifique suas entrevistas com ferramentas instáveis

Aquele ditado de que o barato muitas vezes sai caro vale para o gratuito também. Queda de internet, falhas técnicas, nenhum suporte imediato para quando acontecer o problema, baixa qualidade de áudio e vídeo, ecos e chiados, interferências durante as chamadas, e por fim, a necessidade de remarcar a entrevista mais uma vez. E o pior, você não tem nenhum suporte para ajudá-lo com essas dificuldades e a probabilidade de ocorrer novamente é grande.

Estes são problemas que irão acontecer constantemente, prepare-se. E a tão almejada otimização de tempo e redução de custos foram desperdiçados porque as ferramentas escolhidas não correspondem às expectativas.

Antes de escolher uma ferramenta, avalie todos os seus benefícios, o suporte como um deles. Se o serviço escolhido travar, não haverá nenhum número de telefone para ligar.  Em alguns casos, é até preciso investir em aparelhos caros e servidores para realizar uma webconferência de qualidade e a ideia é que todo o processo seja simples e sem infraestrutura complexa.

Alie mobilidade com economia e otimização de tempo

Agora que você já sabe da importância de contratar um serviço confiável, leve em  consideração que mobilidade significa que ao fazer entrevistas com webconferência, é imprescindível que o serviço escolhido possa ser acessado de qualquer lugar.

Esperar que o candidato faça download do mesmo software para participar da seleção ou que dependa de um computador, não é sinal de dinamismo. Poder conversar com um grupo grande de entrevistados do Brasil e do mundo de forma simultânea vai dar tempo para analisar com calma os melhores profissionais.

Poder usar a mesma ferramenta com recursos apropriados para aplicar os testes e fazer as entrevistas é com certeza otimização de tempo. Já pensou que como um entrevistador, o profissional de RH fica preso muitas vezes à primeira fase da entrevista e acaba por ter que marcar novas datas só para fazer os testes e muitas vezes de forma presencial?

Quanto maior for a quantidade de candidatos e a distância deles, mais tempo e agilidade se ganha ao fazer entrevistas com webconferência. Deslocamentos são evitados e a redução de custos no orçamento é visível. Outro detalhe a enfatizar que boas ferramentas que suprem a demanda não vão causar atrasos e custos para as empresas.

Use o serviço de webconferência do ConferenciaCorp

Essas dicas não ficariam completas se uma solução de colaboração não fosse apresentada. O Web ConferenciaCorp traz todos os requisitos de um serviço preparado para dar suporte a entrevistas com webconferência.

Os recursos são pontuais e cobrem todas as necessidades de profissionais exigentes. Para começar, é fácil contratar o serviço. O primeiro contato bem como a forma de uso são simples e não irão requerer dias de leitura de manuais técnicos.

Implementar o serviço é imediato, já que não necessita a instalação de softwares, aparelhos ou qualquer tipo de infraestrutura por parte do contratante. O ConferenciaCorp oferece um serviço com acesso pelo navegador.

Entrevistas totalmente interativas com os recursos integrados de apresentações por slides, excel, word, pdf e outros formatos, a interface de webconferência possui uma área para a visualização das apresentações.

Enquetes é um recurso que permite aplicar testes para verificar o nível de conhecimento dos candidatos em algum assunto e poder já visualizar as respostas online. No chat público e privado, converse com um entrevistado em particular ou com todos em aberto quando a entrevista for em grupo.

A videoconferência é ideal para conversar face a face com os candidatos e fazer entrevistas com webconferência com qualidade de vídeo. Ver as pessoas que farão parte de sua equipe é tão importante quanto conversar com elas. É preciso apenas de uma webcam.

Audioconferência integrada à Web ConferenciaCorp é uma das vantagens oferecidas pelo ConferenciaCorp. É possível conversar tanto por áudio pelo computador, quanto por um telefone.

O entrevistador controla o ambiente da webconferência por um painel de controle, o próprio acesso dos participantes e entrevistadores é  diferente para maior segurança, por senha. Como moderador, o responsável pela entrevista pode dar e tirar permissões.

A segurança é uma preocupação importante do ConferenciaCorp e todas as informações trocadas ficam seguras e em sigilo.

E o que toda empresa considera como detalhe importante e que muitos serviços deixam passar é a possibilidade de personalizar a interface da webconferência de acordo com o cliente: com logo, perfil e mensagens personalizadas.

Economizar com um serviço que realmente funciona e dedicado para as suas necessidades fará toda a diferença nas entrevistas com webconferência. Para saber o que mais o Web ConferenciaCorp pode fazer para melhorar suas entrevistas, solicite uma demonstração.