Profissionais de TI que buscam se destacar nos negócios, antes de tudo observam as tendências que influenciam o mercado e adquirem novas tecnologias

As tecnologias vieram para ficar e a cada ano, novas tendências são previstas para tornar o mercado de TI ainda mais dinâmico e eficiente, com promessas de maior desenvolvimento para os negócios, para profissionais de TI e usuários.

Consultorias de tecnologia, como o Grupo Gartner, já fazem as suas apostas para as tendências que serão fortes em 2016 e impulsionarão a rotina de profissionais no mundo todo.  O que muito tem se dito é que o enfoque estará na “Internet das Coisas” e dispositivos inteligentes que conversam entre si, tornando-se ainda mais inteligentes e úteis.

audioconferência-serviços

A evolução das tecnologias tem impacto significativo no planejamento das empresas e irá moldar as estratégias dos negócios para o próximo ano:

Rede de dispositivos 

Uma variedade de tendências tem elevado o número de sensores incorporados em muitas tecnologias usadas de forma pessoal e profissional: mais inteligentes, colhem mais dados sobre os padrões diários dos usuários e os sensores que tendem a trabalhar em silos, irão atuar ainda mais em conjunto e isso resultará em maiores insights sobre os nossos padrões diários.
Essa rede é abrangente e fará a intercomunicação entre os mais variados tipos de dispositivos – móveis, eletrônicos, automotivos, de meio ambiente – por meio da chamada Internet das Coisas (IoT): no qual o uso de sensores permitirá a ligação de dispositivos do mundo real com o mundo virtual, com objetos trocando informações e funcionalidades entre si.
Essas tendências para o mercado de TI seguem para a facilidade de comunicação móvel,  as tecnologias irão suprir a demanda do usuário móvel com dispositivos que irão além dos tradicionais.
tendencias-para-TI

Ambiente de experiência do usuário

Os dispositivos e sensores muito mais inteligentes serão capazes de coletar dados mais contextuais. O ambiente de UX (User Experience) será capaz de organizar as vidas dos usuários sem a necessidade de interação direta, o que resultará em uma sincronização tão fluida que não iremos perceber que os dispositivos e sensores estão trabalhando.

Um dos lados dessa experiência é a realidade aumentada, no qual o mundo real e virtual se misturam. E os diferentes dispositivos irão requerer novas formas de interação personalizadas, que vão além dos apps criados pelas empresas como tendência estratégica principal.

Materiais de impressão 3D

Desde o surgimento da impressão 3D, o uso dessa tecnologia evoluiu a um ponto em que as possibilidades são inúmeras e estão em constante aprimoramento. Empresas já usam as impressoras 3D para construir peças de motor e de foguetes.

Outras áreas como a de material biológico e de alimentos também estão usando essa tecnologia e incrementando o mercado de TI. O uso de diferentes materiais, como fibra de carbono, eletrônicos, produtos farmacêuticos, entre outros, impulsiona a expansão de vários setores.

Informação de Tudo

De acordo com a Gartner, 25 bilhões de dispositivos estarão gerando dados sobre quase todos os temas imagináveis e as empresas que souberem aproveitar essa onda de dados e conseguirem dar sentido a eles, irão ultrapassar as concorrentes.

Para organizar o fluxo de tanta informação de texto, áudio e vídeo, será necessário que os bancos de dados gráficos, técnicas de análise de
classificação de dados e outras ferramentas de semântica sejam estruturados para suprir a demanda de informação que muitas vezes está ininteligível, incompleta e até indisponível.

A aprendizagem avançada dessas máquinas será capaz de criar sistemas que terão autonomia para aprender e assim perceber o mundo sem precisar de interação humana.

Agentes e Coisas Autônomos

Os robôs terão seu potencial aumentado para superar os humanos na realização de tarefas. Um exemplo é o carro com condução autônoma, que tem condições de compreender sinais de trânsito e situações de segurança.

Máquinas inteligentes abrem portas para um mundo de possibilidades e avanços no mercado de TI. Assistentes virtuais pessoais para celulares, por exemplo, que permitem o controle pela voz ajudam a facilitar a vida dos usuários, como o Google Now, Siri e Cortana – aplicativos inteligentes que aprendem por si mesmos com base nos dados dos usuários.

Arquitetura de segurança 

A segurança é uma das principais prioridades para os profissionais de TI, pela preocupação com o aumento do número de empresas que sofreram violações. Mais ferramentas com capacidade preditiva estarão disponíveis para agir na ofensiva, permitindo que os aplicativos se
protejam de ataques.

O que irá requerer das empresas construir arquitetura de segurança que protejam todos os processos organizacionais, ou estarão a espera de problemas futuros. O uso da nuvem e APls (Interface de Programação de Aplicativos) abertas, será necessário que a segurança acompanhe o avanço das tecnologias, sendo capaz de detectar ameaças e responder a elas para gerir crises e evitar problema  maiores.

Ferramentas de Analytics para acompanhar o comportamento de usuários também irão ajudar na proteção dos negócios mais variados na complexidade do mundo digital.

Internet das Coisas (IoT) e Plataformas

Os provedores de plataformas de IoT são fragmentadas hoje e se beneficiariam muito mais se tivessem um ecossistema melhor integrado, onde os dados são compartilhados de forma mais ampla. As promessas do mercado de TI é que o uso da Internet das Coisas trará o desenvolvimento de plataformas para o uso mais adequado dessas tecnologias.

Atrelado a essas soluções, o mercado de TI impulsiona outras tendências, como Big Data, grande base de dados com soluções específicas para analisar todo esse fluxo de dados. E a computação em nuvem, no qual os mais variados documentos e dados serão armazenados e facilmente acessados de qualquer lugar e por inúmeras pessoas ao mesmo tempo.

Rede de aplicativos e arquitetura de serviço

Os aplicativos são criados para serem usados juntos, o que potencializa a sua performance. Softwares conectados a internet permitem maior flexibilidade com redução de custos. Os serviços integrados com aplicativos aprimoram a capacidade de atendimento de demanda das empresas e garante que a comunicação também aconteça com agilidade.

O mercado de TI tem oferecido variadas tecnologias para clientes tradicionais e principalmente tem procurado desenvolver meios para aqueles que não podem se deslocar na mesma proporção, contam ainda com orçamentos apertados e buscam meios eficientes para se comunicar.

Nesse ponto, os serviços de conference call  e as soluções de colaboração são ferramentas dinâmicas e econômicas para os profissionais que precisam contatar pessoas, aumentar sua produtividade e solicitar serviços:

O serviço de audioconferência é a evolução da tecnologia para reunir facilmente várias pessoas por telefone com diversos recursos de gerenciamento, controle e interação. Não necessita de nenhum tipo de instalação, investimento em infraestrutura ou em PABX. As ligações são feitas por meio de um número de telefone, com senhas de acesso e salas de conferência virtuais. Portanto, sem a preocupação de ficar em espera ou com a linha ocupada.

Com alcance global, as conferências acontecem com qualquer número de participantes localizados ao redor do mundo. Chamadas internacionais também são simples e qualquer tipo de telefone ou dispositivo móvel pode ser usado para fazer audioconferência com alta qualidade de áudio.

A videoconferência fornecida como serviço é uma solução muito simples que não exige de instalação de aparelhos caros e pesados. Necessita apenas que os usuários tenham uma webcam e computador ou um smartphone conectado à Internet. É igualmente segura e é um meio para as pessoas que preferem conversa visual com alta qualidade de áudio e vídeo.

TI

A webconferência é a solução que o mercado de TI trouxe para reunir o melhor do vídeo, do áudio e com recursos avançados de colaboração através da internet em um só serviço. Tudo acontece online, não é necessário instalar nenhum tipo de software no computador e basta apenas utilizar o seu navegador preferido. Apresentações de slides, compartilhamento de arquivos, bate-papo e realização de enquetes online são meios simples e muito versáteis de colaboração que permitem excelente desempenho de todos os recursos disponíveis.

E o Webcasting é o serviço que as empresas vão dar mais atenção como um meio muito eficiente de realizar transmissão de conferências pela Internet para centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo. Ideal para treinamentos, vendas, anúncios, divulgações e necessidades que os profissionais de TI têm na rotina de trabalho.

Essas tendências são a promessa do mercado de TI para que os profissionais que dependem da tecnologia tenham os melhores recursos disponíveis. E mais, os especialistas apontam que não é mais uma opção ignorar as facilidades que essas tecnologias trazem. Aqueles que ainda resistem a aderir a algum tipo de recurso  tecnológico estarão perdendo em inovação e produtividade.

Acompanhar não apenas o que há de novo no mercado, mas aderir às novas tecnologias de acordo com o perfil de cada empresa e profissional garante que os trabalhos sejam desempenhados com muito mais resultados, de forma simples e eficiente e o principal, com redução de custos.