Ferramentas para você trabalhar à distância

Trabalhar à distância se tornou o grande aliado de empresas e funcionários; e usar ferramentas adequadas é o que garante o sucesso de uma boa comunicação

Não é por acaso que trabalhar à distância tem se tornado uma tendência cada vez mais crescente. As longas horas de deslocamentos foram trocadas pela tranquilidade do home office.

Isso porque os funcionários são mais produtivos e têm menos estresse; há economia de tempo e dinheiro, praticidade e dinâmica para conversar com os clientes.

Apesar de ser vantajoso aderir a esse estilo de trabalho, é uma preocupação comum de algumas empresas que a comunicação não se perca no meio do caminho.

E como evitar que a rotina profissional seja prejudicada?

Use as outras funções do seu e-mail 

O Gmail e o Outlook possuem ótimas ferramentas agregadas ao serviço de e-mail que são muito úteis para trabalhar à distância.

Por permitirem que várias pessoas façam edição no mesmo documento, contribuem para a colaboração de ideias de forma rápida e eficiente.

  • Word, Excel e Power Point: aproveite a possibilidade de edição online e rápido compartilhamento;
  • Onenote: melhor do que apenas fazer anotações, é útil para escrever sobre o projeto que quiser e ainda convidar membros da equipe para editar;
  • Office Sway: permite criar apresentações, relatórios e comunicados interativos podendo adicionar vídeos e fotos que também se adaptam às plataformas de smartphones e tablets;
  • Google Docs: documentos de texto editados de forma colaborativa e que são salvos automaticamente,
  • Google Agenda: um calendário que serve como um ótimo organizador das tarefas de cada membro da equipe.

Atente-se aos recursos

Webcam

Sempre tenha uma webcam disponível ao trabalhar à distância.

Afinal, nunca se sabe quando surgirá uma reunião com contatos que estão geograficamente distantes!

A webcam é uma ferramenta primordial para fazer esse contato visual tão importante e que não se perde ao trabalhar à distância.

Apesar de ser muito utilizada para contatos profissionais, seu uso permite não perder um toque mais próximo e pessoal com quem está do outro lado da tela – o que pode fazer a diferença na hora de realizar negócios.

Headset

Também conhecido como “headfone”, o headset é um fone de ouvido com controle de volume e microfone acoplado.

Com seu uso, trabalhar à distância fica bem mais eficaz! Pela sua praticidade, você poderá usar recursos de áudio e, por exemplo, digitar ao mesmo tempo.

Isso porque ele permite ao usuário ter as mãos livres para atender uma chamada. Desta forma é possível realizar outras atividades durante a ligação.

Use serviços de mensagens instantâneas

Estar disponível para conversas rápidas e mesmo urgentes por meio de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram, evita vários problemas causados pelo fato de trabalhar distante da empresa.

Melhor ainda, esses aplicativos possuem versão web para usar no navegador com avisos sonoros na área de trabalho.

Back-up e armazenamento na nuvem

Já imaginou horas de trabalho perdidas? Com certeza esse é um pesadelo inconcebível. Por isso, ter armazenamento em nuvem é uma das ferramentas mais básicas de quem trabalha à distância.

Usuários de Hotmail e Gmail têm disponíveis o One Drive e o Google Drive. Outras opções como Box e Dropbox também são meios seguros para arquivar documentos que podem ser acessados de qualquer lugar e sempre que necessário.

Ambiente prático e com estrutura para trabalhar à distância

O ambiente escolhido terá impacto significativo na realização de qualquer atividade. Portanto, considere se será possível fazer chamadas de áudio e vídeo sem barulho e interrupções.

A concentração não pode ser afetada, a Internet deve ser sempre estável e com suporte rápido, horário flexível para trabalhar e espaço para fazer reuniões quando necessário.

Se você for trabalhar no sistema de coworking (compartilhamento de espaço com várias pessoas), verifique se este ambiente não irá atrapalhar a sua produtividade e as ligações para contatos importantes.

Trabalhar à distância com essas ferramentas disponíveis significa aproveitar as melhores condições para criar projetos incríveis!

Configurações áudioconferencia Configurações de áudioconferencia Configurações de áudioconferencia Configurações de áudioconferencia Configurações de áudioconferencia Configurações de áudioconferencia