Treinar equipes é uma das preocupações mais importantes do profissional do setor de Recursos Humanos.

E há uma razão para isso, as pessoas que farão parte da equipe precisam integrar aos valores e diretrizes que norteiam o trabalho da empresa. Para que isso aconteça, os profissionais de RH sabem que não basta exigir dos entrevistados uma série de habilidades e adequações durante os treinamentos.

É importante considerar que o próprio perfil do profissional de RH mudou em relação aos últimos anos. Antes, o setor era visto como o departamento que cuidava apenas das questões burocráticas e hoje, é o elo essencial entre empregadores e funcionários. Para realizar essa ponte com eficiência, é preciso

  • Entender o cenário atual;
  • Analisar as mudanças de forma estratégica;
  • Inovar nas formas de seleção e treinamento;
  • Acompanhar as novas tecnologias e adequá-las à rotina;
  • E unir a tudo isso a gestão de pessoas para fortalecer a empresa.

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Uma pessoa que destoa do resto do grupo pode causar danos irreparáveis a um negócio. Por isso que treinar equipes requer saber que o aprimoramento é constante, principalmente nas ocasiões em que a empresa precisar se renovar para crescer. Identificar as dificuldades é a melhor maneira de resolvê-las.

Cultura que gera valores 

Uma empresa focada em vendas, por exemplo, tem como cultura tornar a experiência do consumidor a melhor possível, mas fica evidente que nem todos os funcionários respeitam a cultura organizacional e por isso não sabem como aplicar essa importância em momentos cruciais de tomada de decisão.

O problema está no fato de que as diretrizes internas ficaram apenas no papel e a solução é conseguir que a informação chegue a todos da mesma forma e engajar os membros da equipe para que tenham os mesmos valores. É por isso que ensinar a cultura e os valores pode ser um processo difícil. Primeiro, porque todo o sistema da organização deve funcionar com base na cultura organizacional e segundo, porque os funcionários devem vivenciar na prática o que é essa cultura.

Tornar esse aprendizado parte da rotina fará com que toda vez que falar em cultura, a equipe se sinta parte dela. Assim, sempre que o funcionário tratar o cliente como se fosse único irá criar uma relação de confiabilidade e de retorno. Situações de conflito, incoerência de informações e até mesmo desmotivação e estresse serão eliminados.

Custos e despesas

Por mais que seja importante realizar treinamentos e entrevistas, os custos podem ser muito altos. Uma empresa de tecnologia que têm funcionários em vários polos terá muitos gastos com os deslocamentos de cada um deles.  Os materiais e os profissionais preparados para aplicar os conhecimentos são outra despesa, além de ainda não trazer os resultados esperados.

Corte no orçamento muitas vezes sacrifica algumas atividades dos profissionais de RH, por isso que encontrar alternativas econômicas é essencial para que a rotina de trabalho não seja prejudicada. E nem todo treinamento precisa ser fora da empresa, assim como viagens para assuntos corriqueiros devem ser evitados.

Treinar equipes sem pesar no bolso exige flexibilidade.

Seleção de candidatos à distância

É comum o uso de ferramentas de colaboração como o Skype, mas a qualidade da chamada tanto em áudio quanto em vídeo dependerá totalmente da banda de internet. O pesadelo dos recrutadores é ter uma entrevista interrompida por chiados, ligações cortadas ou dificuldade de entender o que o candidato está falando pela falha na conexão.

Interagir com os candidatos em uma conferência por áudio ou vídeo é importante para um primeiro contato antes de permitir deslocamentos de outra região. A dificuldade, no entanto, está em encontrar um serviço que não deixe os profissionais de RH na mão. Treinar equipes com tecnologia de qualidade evita aborrecimentos com remarcações de entrevistas, perda de informações e até mesmo a questão da segurança.

Então como treinar equipes com eficiência usando a tecnologia?

Da mesma forma que as empresas buscam alternativas para melhorar as reuniões com clientes, ter essa preocupação na seleção de candidatos, entrevistas e treinamentos permite evitar todas as dificuldades apontadas. Dois serviços do ConferenciaCorp podem auxiliar na resolução dessas dificuldades:

Audioconferência permite que com qualquer tipo de telefone e de qualquer lugar, as pessoas se conectem às salas virtuais por um número de telefone e senha. Imagine a facilidade de fazer uma filtragem para as entrevistas ou mesmo treinamentos por meio de uma audioconferência?

•    Planos que se encaixam acordo com o fluxo de ligações de cada empresa;
•    Participação de grande número de pessoas;
•    Entrevistas com candidatos ou funcionários localizados em outros estados ou fora do país, pois o serviço tem cobertura global;
•    Possui suporte técnico para auxiliar a qualquer momento durante as conferências;
•    O número de telefone é único, o que facilita a utilização, mesmo para pessoas em viagens.

  • Não ocupa as outras linhas da empresa;
    •    Alta qualidade de áudio;
    •    Treinamentos longos também contam com apresentação de slides via webcast pela internet.

Webconferência é um serviço que utiliza apenas o navegador de internet e em uma única ferramenta, reúne os melhores recursos de colaboração: a videoconferência, audioconferência, o compartilhamento de tela, chat e slides sem precisar instalar nenhum software. Simples de usar, não há barreiras para a localização dos participantes, além da disponibilidade de ser usado a qualquer hora e dia, o ano inteiro.

Velocidade e qualidade são garantidos por servidores de alto desempenho que funcionam para criar a melhor experiência: aplicar testes para entrevistas se torna simples e dinâmico. Os treinamentos são produtivos e o melhor, com economia de custos e de tempo. Por meio da audioconferência integrada a esse serviço, os participantes podem tanto conversar pelo computador quanto pelo telefone.

Agora você já sabe quais são os meios mais eficientes para treinar equipes e receber os melhores resultados. Consulte-nos para obter mais informações!