Ter disciplina para o trabalho remoto é essencial para ultrapassar as expectativas da empresa

Benefício ou dor de cabeça? A resposta sobre a disciplina para o trabalho remoto depende de como os profissionais se comportam. E, claro, se são capazes de aplicá-la no dia a dia.

O trabalho remoto serve para meu negócio?

Sua empresa decidiu implementar esse modelo de trabalho?

Então prepare sua equipe para desempenhar as funções da melhor maneira. Então, você verá que não é algo impossível de alcançar a disciplina para o trabalho remoto.

Primeira dica de todas: alinhar o propósito do trabalho remoto às metas e objetivos da organização corporativa. Assim seus colaboradores compreenderão a importância de atuarem fora do escritório.

Então acompanhe essas dicas de disciplina para o trabalho remoto! Avalie o que o funcionário precisa ter ou desenvolver:

disciplina para o trabalho remoto

Disciplina para o trabalho remoto influencia no seu desenvolvimento

#1 Comprometimento

Se você ouviu essa palavra na primeira vez em que entrou para a empresa ou falou sobre essa necessidade a um novo contratado… Então entende que o comprometimento também faz parte da disciplina para o trabalho remoto.

Por estar fora da empresa, você se sujeitará ainda mais aos fatores do ambiente – como sua casa, um café, aeroporto, hotel…

Quando essa disciplina está bem orientada, se adaptar ao trabalho fora do escritório é natural.

#2 Proatividade

Proatividade é talvez a disciplina para o trabalho remoto mais importante. E que, se não for trabalhada, pode interferir em todas as outras.

Ela interfere diretamente em como você lida com a rotina. É mais do que necessário agir com responsabilidade e iniciativa para cumprir suas atividades.

#3 Produtividade

A produtividade só dependerá do próprio colaborador:

  • Acordar mais cedo vs. deixar para depois;
  • Definir o mais urgente e importante vs. começar pelo mais fácil e menos importante;
  • Seguir a lista de atividades para o dia vs. escolher as atividades de forma aleatória;
  • Ser mais produtivo, considerando sempre a resolução de projetos para dar andamento às atividades pendentes vs. se ocupar um pouco de tudo.

Se alguns dos pensamentos contrários à proatividade acontecem na empresa… Avalie como essa disciplina para o trabalho remoto é encarada e incentive a mudança de comportamento.

#4 Autonomia

A autonomia é a disciplina para o trabalho remoto que você deve considerar antes de enviar um funcionário para trabalhar sem supervisão constante.

Uma pessoa que tem autonomia não precisa ser fiscalizada a cada momento para que as atividades sejam feitas. Pessoas com esse perfil são as mais indicadas ao trabalho fora do escritório, pois trazem mais resultados.

#5 Organização

A organização deve estar presente não apenas no comportamento do funcionário em relação às suas atividades, como em relação ao próprio ambiente em que irá passar a maior parte de seu tempo.

  • Nada de trabalhar de pijama;
  • Gestão do próprio tempo;
  • As prioridades vêm primeiro;
  • Checklists e agendas online compartilhadas com os demais membros da equipe;
  • Foco no que deve ser feito, sem distrações com as redes sociais;
  • Atividades do dia organizadas;
  • Materiais imprescindíveis sempre à mão,
  • Escritório profissional separado do ambiente doméstico.

#6 Senso de equipe

Essa disciplina para o trabalho remoto coloca o funcionário sempre em contato com os demais colaboradores.

O senso de equipe não se perde mesmo sem o contato pessoal, o que significa que:

  • As informações serão compartilhadas sempre que necessário;
  • O funcionário não irá atuar sozinho e não se esquecerá que é integrante da equipe;
  • Rápida resposta aos e-mails, telefones e reuniões do dia,
  • As dúvidas e metas não serão ignoradas.

#7 Facilidade para cumprir prazos

Embora cumprir prazos seja critério normal de qualquer empresa, ter essa disciplina para o trabalho remoto é ainda mais importante.

Sem ela, os colaboradores têm grandes chances de se perderem em meio à rotina. E não terem o mesmo desempenho que teriam no escritório.

#8 Ética

Ninguém verá o que o colaborador “faz em casa”. Então, se ele for responsável, comprometido e principalmente ético, exercerá suas funções de forma adequada, cumprindo metas e prazos.

Ao considerar cada disciplina para o trabalho remoto, você terá o perfil ideal para garantir o sucesso dos projetos e os resultados desejados de uma equipe totalmente integrada.

audioconferência-serviços