A produção de eventos é uma dor de cabeça para você? Confira como obter o melhor a seguir
A produção de eventos online segue passos parecidos de uma reunião presencial e, da mesma forma, é preciso se atentar a alguns detalhes que vão do planejamento à divulgação.
Por mais simples que um evento possa ser, o seu sucesso depende totalmente do cuidado com os detalhes. E você ainda irá descobrir que, mesmo após o encerramento, ainda há mais um passo.
Para não errar, veja quais são os mandamentos para produção de eventos e conquiste todos os resultados desejados!
1. Planejamento
É hora de colocar no papel todas as informações para a produção do evento começar. Nesse primeiro passo, você:
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Defina o assunto, finalidade e abordagem:
É para educar, explicar, informar ou responder dúvidas? Linguagem simples ou conteúdo técnico?
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Objetivos claros
Reter clientes, ganhar clientes, vender produtos e serviços?
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Faça apresentações
Nada como um vídeo, infográficos ou imagens para dar mais dinâmica ao assunto escolhido.
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Data, horário e tempo de duração
Estes detalhes sãos muito importantes! Escolha uma data que não irá convergir com outros eventos, mesmo que online. E uma duração que seja apropriada para o assunto escolhido.
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Levantamento:
Para clientes, funcionários ou público em geral, pesquise o melhor dia e horário para todos. Conhecer sua audiência ajuda a não errar na produção de eventos.
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Apresentadores preparados:
Quem vai falar com os participantes? Além de escolher o apresentador e/ou moderador, esta pessoa deve estar preparada, inclusive para responder perguntas.
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Materiais de apoio:
Algum material de apoio será entregue antes ou depois do evento? Certifique-se de definir essa necessidade no planejamento da produção de eventos. Em caso positivo, documentos, planilhas, pesquisas, resumos ou estatísticas devem ser preparados com antecedência.
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Convidados especiais:
É na etapa do planejamento que você decidirá por contratar ou convidar profissionais para falar com os seus participantes. E isso terá um custo? Já adicione no tópico a seguir.
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Orçamento:
Mesmo para produção de eventos online, alguns custos podem surgir, como na transmissão, divulgação e nos preparativos dos materiais. Verifique um valor acessível e garanta um evento online bem assessorado.
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Ao vivo ou gravado?
É no planejamento que você também decide a melhor forma de transmitir o seu evento.
2. Tecnologia especializada na transmissão de eventos online
Na produção de eventos online, escolher um meio de transmissão especializado é parte obrigatória. A qualidade com a qual você irá alcançar cada pessoa ao redor do mundo importa.
Use o Webcast:
- Desenvolvido para a transmissão de eventos online ao vivo ou gravado;
- Acesso fácil por link com ou sem identificação;
- Apresentações de slides;
- Perguntas e respostas em tempo real com os participantes;
- Interface customizável;
- Pesquisa de satisfação,
- Relatórios de participação.
3. Forma de acesso ao evento
Depois de escolher o meio de transmissão, pense na forma de acesso como uma finalidade de cadastro ou contatos futuros:
- Solicite nome completo e e-mail para novos convites de eventos;
- Nome do participante, empresa e telefone para possíveis vendas ou propostas de negócios,
- Mantenha relacionamento profissional e informe as novidades.
4. Canais de comunicação acessíveis
Os participantes sabem qual a forma de se comunicar com a empresa e tirar dúvidas sobre o evento? O sucesso da produção de eventos online depende desses canais, como um e-mail ou um telefone disponível para que não ocorram desentendimentos.
5. Prazo para finalizar o evento
Determine um prazo para que todos os detalhes sejam resolvidos. Evite deixar preparativos para muito perto da data do evento. Esta é uma maneira de atender imprevistos em período confortável.
Então, comece antes; e comece cedo!
6. Não existe produção de eventos sem divulgação
Muito bem, você já pode divulgar o seu evento!
Esse passo deve ser pensado no tipo de participantes que você deseja alcançar:
- São funcionários da empresa: envie e-mails ou converse pessoalmente com as equipes;
- São clientes nacionais e internacionais: vale fazer uma audioconferência, mandar convites personalizados pelo correio ou mandar e-mails para fazer o convite,
- Evento aberto ao público em geral: Pense onde o seu público está e chegue até ele pelas redes sociais e e-mail.
O tipo de divulgação também vai depender do seu orçamento, necessidades e perfil do seu público. Se você não pensar esses detalhes, o público esperado pode não ser alcançado.
7. Relatórios do evento
Relatórios emitidos pelo Webcast ajudam a acompanhar como foi a participação do seu evento. Esses dados ajudam a gerar estratégias para as próximas atividades.
8. Feedback dos participantes
O feedback dos participantes é um aliado da produção de eventos. Quais foram os erros e os acertos? Inclua os funcionários para responder essa pergunta.
Quanto mais detalhes forem corrigidos nos próximos, seus eventos serão cada vez melhores.
9. Checklist
Faça uma checklist e volte ao primeiro item, está tudo certo?
Com esses mandamentos essenciais, a produção de eventos da sua empresa estará sempre a frente!