Grandes líderes são “super-heróis” da vida real que necessariamente dominam a arte da comunicação. Saiba o que você pode começar a aprender com eles agora mesmo

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O que faz de uma pessoa um grande líder? Muitas habilidades sem dúvidas. Entre elas, há que se dedicar especial importância à habilidade de comunicação. É ela, afinal, que talvez exerça o impacto mais direto na forma com que as pessoas compreendem as tarefas que devem realizar e efetivamente desempenham seu trabalho. Tudo isso, por sua vez, se reflete positiva ou negativamente nos resultados da empresa.

Certamente é por isso que o austríaco Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, em determinada ocasião afirmou que mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa estão ligados às falhas na comunicação”.

É fácil entender Drucker, a habilidade de comunicação não se trata apenas de falar. Lembremos, pois, que a relação com os colaboradores é sempre interpessoal. O que significa que é um erro pensar que a mensagem chega a um simples “receptor” da informação, pois este é na realidade um interlocutor. Trocando em miúdos: aquele que ouve também “emite”, ele tem o que dizer.

O principal problema que origina todos os outros é esquecer que a comunicação é o próprio caminho para se chegar a um resultado em todos os níveis de colaboração. E isso envolve a comunicação para um grande ou pequeno público, sem e com o uso da tecnologia, que muitas vezes não tem todo o seu potencial usado de forma favorável.

Na maioria das empresas que tiveram crises de gestão, a questão determinante estava associada à tais falhas de comunicação. Por outro lado, os grandes líderes da história, admirados em todo o mundo, dão exemplo até hoje de que é essencial entender o ambiente e os meios disponíveis para comunicar bem.

É fundamental dominar a habilidade de comunicação se você espera ter boa liderança e administrar bem sua equipe e, por consequência, sua empresa. Para entender melhor tudo isso, separamos 5 lições sobre comunicação que você pode aprender com “super-heróis” reais, ou seja, com estes grandes líderes que falamos há pouco. Confira:

1) A comunicação é o caminho para o aprendizado

Peter Drucker, autor da frase ali em cima, não poderia deixar de ser o primeiro líder citado, pois sua visão de comunicação quebrou vários paradigmas em relação à gestão das empresas. Ele teve influência decisiva no conceito da administração mundial.

Certa vez, Drucker contou a seguinte história para alunos de uma universidade: dois candidatos a vice-presidente concorriam a vaga de sucessão e agiam de forma distinta. Um deles pedia os conselhos do presidente e fazia perguntas e o outro era independente e não o chamava para conversar.

Para escolher os candidatos, um ponto foi considerado: todo líder quer sentir que suas políticas e diretrizes ou conselhos e ensinamentos estão sendo seguidos, por isso a importância do diálogo dentro da equipe.

Mas como a maioria dos alunos errou na resposta ao escolher o candidato independente, Drucker disse que: “O que todo mundo sabe geralmente está errado.”

Não se falha no excesso em dialogar, mas sim pela falta de ouvir mais a equipe, que muitas vezes pode não ter entendido o proposto ou mesmo não concorda com a ideia. A independência sem uma boa comunicação pode nos levar a assumir “verdades” que não existem.

No fim das contas, é o entendimento da mensagem e a confiança gerada entre os interlocutores que responde pelo sucesso dos projetos.

2) Revolucione por meio da comunicação

Steve Jobs é um exemplo de olhar visionário, que revolucionou também a forma de fazer comunicação. Da garagem de casa, ele começou o negócio independente de computadores, chamado Apple.

O seu feito foi tornar a marca um conceito, não apenas um produto. E o que determinou isso não foi apenas a sua genialidade ao apresentar os lançamentos para o seu público: ele também apostava na equipe.

Um de seus pensamentos era o de que “quem pensa pequeno nunca faz grandes coisas”.

Ele tinha o apelo de transformar situações de desvantagem em oportunidades de crescimento. Jobs via que ao menos que as pessoas estivessem prontas para se desafiar, qualquer empreendimento estaria fadado ao fracasso.

E por isso, incentivava o trabalho colaborativo e o pensamento crítico. A mensagem aos colaboradores era o de fazer o melhor trabalho, conscientes de que faziam parte de um todo e que nenhuma pessoa poderia fazer tudo sozinha. O seu propósito se embasava na soma de todas as partes.

 

3) Escolha a ferramenta certa para fazer comunicação

Além de introduzir o computador pessoal PC na vida das pessoas, o sucesso de Bill Gates fundador da Microsoft foi o de proporcionar sistemas operacionais que se adequem tanto em computadores domésticos quanto no de empresas.

Essa visão inovadora tornou o produto indispensável e garantiu aos colaboradores um modo de gerir suas equipes. Veja que um grande problema na comunicação é não saber usar as tecnologias como aliadas.

E para Bill Gates isso sempre esteve muito claro ao desenvolver softwares cada vez mais integrados para a rotina das pessoas e naturalmente testar na prática o resultado de cada um.

Gates sabia quando estava na hora de dar um passo adiante e iniciar uma nova ideia. Do mesmo modo, saber como os colaboradores interagem com o trabalho e como isso afeta o seu rendimento ajuda a saber se não está na hora de mudar o jeito habitual de fazer comunicação.

comunicação-empresas-audioconferencia-3-conferenciacorp4) A comunicação pode ser algo transcendente

Gerir pessoas é sem dúvida ter comunicação eficiente com elas e ter meios para fazê-la é crucial. O presidente norte-americano Barack Obama é um dos maiores exemplos da capacidade de se comunicar com qualquer pessoa.

Ele trouxe de volta a imagem de que um líder se importa com as pessoas e principalmente com o que pensam. Não é só carisma, o que diz é feito para incluir cada membro de sua equipe e do público ao objetivo.

O seu ideal e propósito são levados para o sentimento de união e honestidade. A sua célebre frase “Yes, we can” jamais será esquecida, pois traz o pensamento de que sim, todos podem criar mudanças, ainda mais por estarem juntos.

Essa é uma lição valiosa. Não importa onde o colaborador esteja, ele sabe que faz parte de uma equipe. Contornar crises se tornou uma qualidade do presidente norte-americano.

Ele sabe que as coisas podem mudar de repente e se mantem pronto para ouvir a opinião e o parecer de cada um. Afinal, embora tome as decisões, ele não faz nada sozinho.

5) A união faz mais do que a força, ela faz comunicação

Martin Luther King é um nome lembrado pela luta aos direitos civis e igualdade. Sua postura foi a de mostrar as pessoas os seus ideais e engajar aqueles que pensavam como ele.

Justamente, as diferenças não são e não devem ser um problema. Pela singularidade de qualquer um, as inúmeras personalidades no ambiente de trabalho, que a condição de fazer algo concreto é maior do que quando todos dizem sim para tudo e não expõem as próprias ideias.

A primeiro momento pode ser difícil para um líder harmonizar as individualidades. Mas quando os colaboradores são incluídos como parte determinante, passam a entender a dinâmica do grupo e pensam então no coletivo e no bem-estar da empresa e no melhor de cada um pelos resultados.

Isso proporciona que as falas sejam livres e a troca de feedback aconteça naturalmente.

Lições aprendidas

Esses pontos parecem simples, mas no decorrer da história, esses líderes garantiram transformações pontuais por meio de suas atuações. Veja que todos elas giram em torno do ato de dialogar para gerenciar as equipes.

E há mais uma lição a aprender aqui: como usar o melhor da tecnologia que é parte da comunicação e gera resultados visíveis nos resultados trazidos pela equipe. Não basta saber lidar com as pessoas, ainda tem a importância de reuni-las, contatá-las de forma rápida, eficiente e a baixo custo.

Já parou para pensar que um projeto pode fracassar pela demora em encontrar as pessoas necessárias para uma reunião? Ou mesmo quando o próprio líder viaja com frequência e o telefone comum já não supre a demanda de contato como antes.

Aqui vai outra dica essencial:

Ter um serviço de conference call facilita interagir com os mais variados colaboradores sem depender de lugar e espaço. Apesar de não parecer, um grande número de empresas tem receio de aderir ao uso dessa ferramenta por não saber o quão fácil e dinâmica é.

Veja que não muda em nada se comunicar por um sistema de conference call:

  • Da mesma forma que em uma reunião normal, planeje com antecedência o que será falado. A mesma agenda com apontamentos vai auxiliar na condução da conversa.
  • Os participantes da chamada de conference tem que saber o que será discutido com antecedência, para que a conversa seja dinâmica e flua no tempo programado.
  • Não execute múltiplas tarefas durante a chamada. A comunicação será prejudicada se perder alguma pergunta ou resposta dos colaboradores.
  • Lembre-se das lições aprendidas com os líderes da história, diálogo é a resposta para tudo. Portanto, o saber ouvir também vale para uma chamada na qual não estará vendo as pessoas, apenas ouvindo cada uma delas.
  • A intenção de uma chamada por conferência é garantir que aconteça independentemente da localização dos participantes, então saia do programado e seja objetivo.

Usar cada uma dessas lições como um aprendizado na rotina profissional é o mesmo que abrir as portas do desenvolvimento seguro e constante, com o bônus de que os gastos serão reduzidos em relação ao jeito comum de se telecomunicar.

Aprender por meio dos erros é importante. Melhor ainda, contudo, é ser capaz de perceber que investir em uma comunicação eficiente e focada na equipe, evita cair nas armadilhas da correria do dia a dia.

Seguir essas dicas deixará qualquer líder a frente de uma equipe consistente, colaborativa e guiada por uma atuação consciente e muito bem preparada, pronta para vencer as próprias fraquezas e qualquer desafio que surgir no caminho.

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